Embrapa garante a qualidade da carne suína no Brasil
A carne suína é a fonte de proteína animal mais consumida em todo o mundo. A cadeia produtiva da suinocultura inclui desde o produtor de grãos e as fábricas de rações, os transportadores, os abatedouros e frigoríficos até o segmento de equipamentos, medicamentos, distribuição e o consumidor final.
E a pesquisa atua em todos os segmentos da cadeia, apoiando o produtor, como eixo central da cadeia produtiva, e a agroindústria na busca de soluções e tecnologias para garantir uma carne de qualidade, seguindo as normas de produção, sanidade e inspeção federal.
Para iniciar o planejamento da produção, a escolha da genética é um dos primeiros passos, que está cada vez mais voltada para as necessidades de consumo da sociedade e já temos o suíno light como exemplo de demanda atendida.
O manejo da produção é também parte fundamental para garantir a qualidade da carne e compreende a utilização de metodologias, processos, produtos e tecnologias ao processo produtivo, como biosseguridade, bem-estar animal, boas práticas de produção e alimentação, a rastreabilidade e os cuidados com o meio ambiente de uma forma geral.
Tudo isso tem o apoio de pesquisas da Embrapa, tanto na produção quanto em políticas públicas, incluindo projetos para a redução de doenças e desenvolvimento de técnicas de diagnóstico, a inspeção, com o suporte do Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento, o controle da Salmonella, para garantir a qualidade da matéria-prima, o transporte pré-abate, visando ao bem-estar dos animais e dos transportadores, na busca por novas tecnologias e ferramentas de gestão, além do uso da Engenharia Genética na solução de problemas na agricultura brasileira.