Identifique os cortes suínos e a melhor forma de prepará-los.
1 – Bisteca: pode ser preparada grelhada, assada, frita e empanada.
2 – Copa Lombo: melhor servida em tiras, cubos, bifes e moída.
3 – Coxão-duro: pode ser fatiado de maneiras diferentes, de preferência em lâminas ou no formato de pirâmide para o yakissoba, servem bem ainda como bife à rolê.
4 – Filé Mignon: com baixo índice de gordura, é apropriado para cortes como bife, medalhão e escalope.
5 – Panceta: é parte da barriga do porco e pode ser preparada no forno ou na churrasqueira para criar aquela casquinha crocante.
6 – Pé Dianteiro: é parte dos ingredientes para se fazer a feijoada, os franceses também usam assado, e os franceses, recheado.
7 – Suã: é a sobre da retirada da costela e do lombo e vai bem em cozidos, tradicional em Minas Gerais, Goiás e interior de São Paulo. Há receitas famosas com mandioca, arroz ou com ora-pro-nóbis
8 – Pernil: pode ser servido inteiro, assado no forno ou na churrasqueira, e também fatiado em escalopes ou cubinhos.
9 – Fraldinha: ideal para ser assada e recheada, fica muito suculenta. Algumas receitas dão dicas de como fazê-la na panela de pressão.
10 – Lombo: assado, frito em bifes borboleta para levar recheio, ou em cubos, ou escalope, e é ideal para o churrasco também.
11 – Ossobuco: retirado da perna traseira do boi ou da vitela. Receitas recomendam servir com purê ou com molhos à base frutas vermelhas. Fica bem cozido no tacho ou na panela de pressão também.
12 – Costela: pode ser marinada ou feita com tempero secos. Faz mil combinações maravilhosas, desde o famoso molho barbecue até o estilo agridoce oriental. Vai bem assada ou feita na panela de pressão.
13 – Maminha: também conhecida como ponta da alcatra, pode ser preparada para bife, no grill, na frigideira ou mesmo na churrasqueira.
14 – Alcatra: é um corte suculento e macio, sendo preparada de várias maneiras, deve-se tomar cuidado para não ficar bem passada para não perder a umidade e ficar ressecada.
15 – Picanha: como a bovina, fica melhor preparada na churrasqueira, mas pode também ser servida de forno. Muito boa se temperada com pimenta-do-reino, sal grosso e ervas aromáticas.
16 – Paleta: é o equivalente dianteiro do pernil, servida cozida, assada na brasa, no forno ou ainda refogada, com osso para preservar o sabor.
17 – Focinho: típico para uso na feijoada completa, trazendo ainda mais sabor e consistência à receita.
18 – Rabo: mais um ingrediente para enriquecer a feijoada, mas há também combinações com feijão branco ou cozinhar na panela de pressão com azeite e alho.
19 – Papada: é o corte mais comum para se fazer o torresmo e pode prepará-lo cozido também. Tem pouca carne e muita gordura.
20 – Joelho: muito apreciado na culinária alemã, cozido e depois levado ao forno, pode também acrescentar sabor à tradicional feijoada.
Ainda temos a orelha, que pode ser preparada cozida na panela de pressão ou frita, além de fazer parte da feijoada brasileira.
Me conta qual a sua parte preferida? Seja qual for, garantimos que aqui na Angelina sua carne será especialmente selecionada!